Sinais e sintomas de deficiência de vitamina C

A vitamina C é um nutriente essencial que deve ser consumido regularmente para prevenir a deficiência. Embora a deficiência seja relativamente rara nos países desenvolvidos devido à disponibilidade de produtos frescos e à adição de vitamina C a certos alimentos e suplementos, ela ainda afeta algumas pessoas.

Os fatores de risco mais comuns para a deficiência de vitamina C são má alimentação, alcoolismo, anorexia, doença mental grave, tabagismo e diálise. Embora os sintomas de deficiência grave de vitamina C possam levar meses para se desenvolver, existem alguns sinais sutis a serem observados, diz o Terra.

A deficiência de vitamina C pode causar a formação de pequenas protuberâncias semelhantes a acne nos braços, coxas ou nádegas. No entanto, esses solavancos, por si só, não são suficientes para diagnosticar uma deficiência. Cabelos anormais curvados, enrolados ou em forma de saca-rolhas são um sinal característico da deficiência de vitamina C, mas podem ser difíceis de detectar, já que esses pêlos têm maior probabilidade de cair. Folículos pilosos contêm muitos vasos sanguíneos minúsculos que podem se romper devido a uma deficiência de vitamina C, causando manchas vermelhas brilhantes para aparecer em torno dos folículos. A deficiência de vitamina C está associada a unhas em forma de colher e linhas vermelhas ou manchas sob o leito ungueal.

Baixas ingestões de vitamina C estão associadas à pele seca e danificada pelo sol, mas esses sintomas também podem ser causados ??por outros fatores. A deficiência de vitamina C enfraquece os vasos sanguíneos, causando contusões fáceis. É frequentemente um dos primeiros sinais óbvios de deficiência de vitamina C. A deficiência de vitamina C interfere na formação do tecido, causando feridas que curam mais lentamente. Isso é considerado um sinal avançado de deficiência, portanto, outros sinais e sintomas provavelmente apareceriam primeiro. A deficiência de vitamina C geralmente causa dor articular severa. Em casos graves, o sangramento pode ocorrer nas articulações, causando inchaço doloroso.

A vitamina C é importante para a formação óssea, e a deficiência pode aumentar o risco de desenvolver ossos fracos e quebradiços. As gengivas vermelhas e com sangramento são um sinal comum de deficiência de vitamina C, e a deficiência severa pode até levar à perda do dente. A vitamina C é um nutriente importante para o sistema imunológico. Baixos níveis de vitamina C estão ligados a um aumento do risco de infecção, enquanto a deficiência grave pode causar a morte por doenças infecciosas. A deficiência de vitamina C pode aumentar o risco de anemia por deficiência de ferro, reduzindo a absorção de ferro e aumentando a probabilidade de sangramento.

Sinais de fadiga e mau humor podem aparecer mesmo com níveis baixos ou normais de vitamina C, mas eles rapidamente mudam com uma ingestão adequada de vitamina C. A baixa ingestão de vitamina C tem sido associada ao aumento da gordura corporal em humanos, mas outros fatores podem estar envolvidos, como a qualidade da dieta. O consumo regular de antioxidantes como a vitamina C está associado a benefícios para a saúde, enquanto a baixa ingestão pode aumentar a inflamação e o estresse oxidativo.

Frutas e vegetais frescos são excelentes fontes dessa vitamina e devem prevenir a deficiência quando consumidos diariamente. A suplementação com vitamina C não é tóxica, mas pode causar efeitos colaterais desagradáveis em altas doses.

01/06/2018